Papo Sério, Desemprego

12.8.16

(Use a criatividade)
Eu estive desempregada desde fevereiro desse ano, tive que sair do meu último emprego porque minha faculdade mudou de horário e lá na empresa negaram a trocar meu período de trabalho. Eu preferi a faculdade por mil e um motivos, mas o principal era: sou bolsista, eu não conseguiria um curso superior sem ser bolsista e eu to em 50% do curso (ano que vem me formo em dezembro, são 3 anos) então, fui atrás de estágios e hoje (12/08) recebi uma ligação: consegui um estágio incrível numa multinacional! Tem vários motivos para se estar desempregado, a maioria que eu conheço foi por corte na empresa, mas independente do caso, você está desempregado e não pode ficar parado.

Se você tem um dom/hobbie, monetize-o
Sabe cozinhar (doces, salgados, etc)? Sabe fazer artesanato (colar, brinco, pulseira)? Sabe costurar? Então essa é a hora de você virar um empreendedor, nem que seja por um curto período de tempo. Você precisa de dinheiro e essa é a melhor hora de você trabalhar por si. Claro, que tem que pesquisar preços (para ser justo) e o principal, fazer networking, o marketing é fundamental neste momento!

Essa é a hora de fazer networking
Sabe seus amigos do Facebook? Adicione-os no LinkedIn e invista nessa rede social! O Linkedin é uma rede social voltada para o uso profissional e lá tem muitas vagas que podem ser do seu interesse, mas para isso, é bom ter uma boa conexão com as pessoas e ter um bom perfil, por isso, o preencha todo com suas melhores experiências e habilidades. Uma dica é participar de grupos e interagir neles, mas se lembre de sua imagem profissional.

Coloque os estudos em dia (e vá além)
Leia muito, estude muito e o que mais indico: faça cursos online. Sabe qual o melhor dos cursos online? Existem MUITOS que são gratuitos e dão certificado grátis ou por um preço muito em conta, pois nesse momento vale a pena investir nisso (sim, gastar dinheiro mesmo desempregado), pois investimento é algo que te dá retorno e nesse caso, você tem a chance de estar à frente no mercado de trabalho e ter mais visibilidade (além de quitar as horas complementares na faculdade). Sites de cursos gratuitos: PrimeCursos, Render Cursos, Infojobs e algumas faculdades oferecem também (na FMU tem vários no blackboard).

Faça planejamento financeiro e pessoal
Você sabe onde quer chegar? Se a resposta foi sim, ótimo! Agora planeje como você quer fazer isso. Pra todo planejamento pessoal, há um planejamento financeiro (é importante pensar assim, te motiva, acredite). O melhor investimento nesse momento, é o Tesouro Direto (o site explica tudo), que ta rendendo cerca de 14% ao ano (esqueça a poupança!) por um custo de no mínimo R$30, vale a pena abrir mão de coisas supérfluas pra fazer o investimento. Um objetivo alcançado é o resultado de um todo -e de esforço-, verifique tudo o que precisa para atingi-lo, esse é o momento.

Não quero ficar só em casa, e agora?
E nem deve! Descansar a cabeça em qualquer momento da vida é primordial! Separe um tempo para atividades que demandem o mínimo de custo. Filme em casa com os amigos, tirar fotos no parque, fazer exercícios físicos ao ar livre... O Catraca Livre (que a maioria conhece) sempre tem informações de eventos de baixo custo ou custo nenhum (posta até sobre os cursos online que eu falei), nesse momento é importante ter criatividade e ver graciosidade nas pequenas coisas. É o momento certo para descansar a mente e recomeçar com o pique lá em cima!

Invista (tempo ou dinheiro) em idiomas e informática
Não é fluente em língua nenhuma além de português? Não sabe mexer no pacote office? Tá na hora de mudar isso. O mercado ta exigindo cada vez mais dos profissionais, então mesmo que você não seja fluente, mas que esteja estudando já faz uma incrível diferença. Alguém que não tenha essas habilidades, dependendo da vaga, já é eliminado na análise de currículo. Se não tem como investir em um curso agora, procure um gratuito online para servir de base e estude por conta (o youtube é perfeito pra isso).

Vale lembrar, contudo, que eu não sou expert no assunto, sou uma mera estudante de Secretariado Executivo. Tudo o que estou compartilhando, é o que aprendi estando inserida nesse âmbito coorporativo (desde o que aprendo em sala até do que vejo na internet). Não deu certo agora? Não desista, pois tudo dá certo na hora certa, só não vale pensar que tudo vai cair do céu ou vir por milagre! É um momento difícil, mas tem que ter autoconfiança para superar.

You Might Also Like

12 comentários

  1. Não dá para ficar parado, né Ingrid. O negócio é aproveitar esse tempo "ocioso" para fazer alguma coisa produtiva. Muito boas as suas ideias!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente está muito difícil encontrar emprego! Gostei muito de todas as suas dicas, tem umas que eu já estou querendo colocar em prática.
    Beijos.
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post e também da imagem que você usou. O desemprego está aí assombrando muitos brasileiros e vem você contando um pouco da sua história e dando dicas, então isso é louvável. Parabéns! Com certeza você fez a sua parte, quem leu e está nessa situação pode ver outras saídas. bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, espero que eu ajude alguém a se orientar caso esteja perdido!

      Excluir
  4. Adorei suas dicas e percebi que já estou fazendo quase todas elas, principalmente estudar, por ter mais tempo livre agora, posso aproveitar o tempo pra estudar muita coisa pela qual sempre me interessei mas nunca tive muito tempo para ler sobre, além de estar me dedicando mais ao blog e melhorando bastante a minha escrita com isso! Ah, e para estudar línguas eu estou usando o Duolingo e recomendo bastante o aplicativo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o/ é o melhor tempo pra isso! E o Duolingo é muito bom pra treinar!

      Excluir
  5. Dá para aproveitar e muito suas dicas, as vezes precisamos repensar e dar um UP na vida, as coisas estão difíceis mas não podemos perder a esperança! Devemos aproveitar aquilo que fazemos de melhor! Sempre <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, sem perder as esperanças, às vezes a vida só ta reservando algo bom pra gente!

      Excluir
  6. Esse seu post está incrível. Primeiro vamos por partes, eu concordo com você e acho até que você fez a coisa correta em decidir escolher ficar na faculdade do que em uma multinacional, afinal você tem que investir todo o seu tempo em recursos que possam fazer você ter um futuro melhor e só a faculdade pode fazer isso por você. Mas o principal é que você pode conseguir outro emprego e coisas melhores. <3 Eu sei que você vai conseguir, porque você já demonstrou ser uma menina incrível, inteligente e super esforçada. E eu LEIO tudo que você fala sobre sua faculdade. Achei super legal você dar dicas, como por exemplo a do linkdin hahaha eu não uso muito e nem sei se tenh pra falar a verdade. Mas achei demais. Adorei o fato de você falar pra monetizar o hobbie! Sério *vem cá vou te abraçar* Você é muito fofa, e sua força de vontade faz com que suas dicas batam em mim de uma forma incrível.
    Eu vou mandar esse post pra uma amiga que está desempregada mas que precisa ler isso. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, sem palavras quase hahaha a gente tem sempre que pensar positivo, mesmo nos momentos ruins, pois só assim a gente acha soluções e espero que eu realmente dê um norte e ajude as pessoas a dar uma clareada <3<3<3

      Excluir

Bem vinda(o) ao PRISMSIDE, espero que tenha gostado do post!

/Deixe seu link ao final do comentário para eu conhecer o seu blog também/
/Críticas construtivas sempre serão aceitas, mas ofensas gratuitas não, ok?/
/Sinta-se à vontade para se expressar sobre o post e qualquer coisa pode me avisar por aqui ou emai: prismside@outlook.com/

Volte mais vezes!